Controle de Rondas – identificando locais
- Equipe Mobitraxx
- 13 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
HISTÓRICO
O pessoal da velha guarda da segurança chegou a conhecer. O relógio do vigia era um dispositivo mecânico que registrava as rotinas de ronda em um disco de papelão. Ao chegar em um local de controle, o vigilante tinha uma chave fixada lá. Inseria a chave no relógio e “CLACK” marcava o disco de papelão comprovando sua presença no local.
Anos depois surgiram os iButtons, até hoje utilizados por sistemas que tentam, em vão, resistir à revolução digital que vivemos. Os iButtons chegaram no início dos anos 90 como uma grande novidade. Bastava encostar um coletor de dados para registrar o número do iButton, data e hora. Porém os iButtons eram caros, e se mostraram ainda mais complicados pois constantemente eram arrancados ou destruídos no próprio local onde estavam instalados.
No início dos anos 2000 se popularizou o tag RF (Rádio Frequência). A diferença dos iButtons, é que sua leitura é feita por proximidade. Com isso, os tags RF podiam ser protegidos na parte de dentro de uma janela, ou mesmo instalados por dentro do reboco da parede. Para os que ainda querem utilizar os coletores de dados, essa é a tecnologia que oferecemos no nosso coletor Krono Z-3000.

Até que em 2007 Steve Jobs subiu ao palco e tudo mudou. Os smartphones tomaram conta das nossas vidas. Naturalmente entendemos que o tradicional “bastão de ronda” tinha chegado ao fim. O smartphone era o caminho certeiro para as empresas que primam pela eficiência e competitividade.
O Mobitraxx permite identificar locais de diferentes formas:
LOCAL GEO
É o tipo de local mais utilizado. Baseado em coordenadas geográficas, basta registrar o local onde o funcionário deverá visitar, sem instalar absolutamente nada.
Para efetuar um registro o usuário deverá estar obrigatoriamente posicionado no local e clicar sobre um ponto na tela.
É possível também utilizar o MODO FURTIVO para registrar o local GEO. Neste modo, basta passar pelo local, e ele é registrado. O MODO FURTIVO é particularmente interessante para rondas feitas em motocicletas. Imagine parar a motocicleta, tirar as luvas para manusear um dispositivo... Mobitraxx resolve isso.
Nossa recomendação é que a distância mínima entre 2 locais GEO seja 50 metros. É possível mante-los a distâncias menores, mas considere que o GEO admite um raio de tolerância de 20 metros em torno do local.
LOCAL QR
Cadastre locais associando-os a códigos QR. Mobitraxx gera os códigos e você só tem que imprimir e fixa-los nos locais correspondentes da forma que considerar mais adequada. Pode ser um simples papel impresso fixado com fita adesiva até uma caprichosa impressão sobre acrílico. Mobitraxx permite que você agregue a logomarca da sua empresa sobre o local QR. Transmita ao seu cliente personalidade e profissionalismo.
Esta modalidade é indicada para locais em que a utilização do GPS não é adequada, tais como subterrâneos e interiores de edifícios. Para evitar fraudes, Mobitraxx registra o local exato em que a leitura é realizada. Você pode criar quantos locais QR quiser gratuitamente.
Na execução da ronda com locais QR, basta clicar em local QR Code e apontar o smartphone para o código QR.
LOCAL NFC
É um chip próprio para ser lido por smartphones. Para efetuar a leitura, basta aproximar o smartphone alguns centímetros da tag. Assim como o QR Code, o NFC é apropriado para locais que não recebam sinal do satélite, ou quando se exige um nível de exatidão absoluto no posicionamento da leitura. Podem ser instalados atrás de vidro ou plástico. Não são todos os smartphones que são compatíveis com a tecnologia NFC, portanto certifique-se ao adquirir seu smartphone caso opte por utilizar esta tecnologia.
A utilização do NFC tem caído bastante ultimamente, principalmente porque eles devem ser adquiridos. Isso não faz muito sentido já que você pode criar locais GEO e QR gratuitamente. Mas se por alguma razão essa for a tecnologia mais adequada para sua utilização, Mobitraxx é totalmente compatível.
LOCAL BEACON
Funciona com tecnologia bluetooth e dispensa a necessidade de interação do usuário com o aplicativo. Assim, basta o usuário passar próximo ao local em que o beacon esteja instalado para que a leitura seja efetuada. Esta tecnologia é especialmente indicada para locais onde a máxima discrição seja exigida em locais internos, onde a utilização por satélite esteja prejudicada, evitando que o usuário se denuncie ao manusear o smartphone.
Além do controle de rondas, Mobitraxx permite outros controles e de diferentes formas todos eles utilizam locais. Portanto, utilizar a tecnologia adequada na identificação de locais é fundamental para aproveitar bem os recursos do sistema.