O que é NFC e como é usado no controle de rondas e vigilantes?
- Equipe Mobitraxx
- 26 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Existem duas formas de registrar locais de ronda com o Mobitraxx. A mais comum é utilizar coordenadas geográficas. Assim, basta o usuário se posicionar no local marcado e confirmar sua presença pelo aplicativo. Grátis, eficiente e à prova de fraudes.
Porém existem locais em que o sinal de satélite GPS não está disponível, como subsolos, interiores de instalações ou prédios. Neste caso, a opção para o controle de ronda recai na utilização de tags NFC.
NFC, do inglês “Near Field Communication”, é uma tecnologia sem fios de curto alcance que permite a comunicação entre objetos com a mesma tecnologia, por uma distância de menos de 10 centímetros. O NFC é baseado em padrões de Radio Frequency Identification (RFID), e é projetado para fazer um mundo mais fácil e conveniente para nós, melhorando a forma de fazer transações bancárias, trocar conteúdo e conectar dispositivos.
No caso do controle de rondas, a utilização do NFC será sempre com o NFC passivo. O dispositivo passivo ou “tag” começa a se comunicar quando chega perto a alguns centímetros de um dispositivo NFC ativo. O smartphone irá se comunicar com a “tag”, decodificando os sinais e registrando seu número serial.
“Tags” ou adesivos NFC são simples dispositivos eletrônicos finos (sem pilhas ou componentes móveis) que contêm uma antena e uma pequena quantidade de memória. Atuam no modo NFC passivo e são alimentados por um campo magnético. Quando lido por um smartphone NFC, fornecem instruções para o nosso telefone.
O leitor já deve ter percebido que o tag NFC funciona de forma equivalente aos iButtons, utilizados pelas canetas de ronda tradicionais. Porém com custo menor, além de ser mais elegante e fácil de instalar.
O NFC oferece uma gama de benefícios para os consumidores e empresas. Veja abaixo os principais:
Intuitivo – interações NFC não requerem mais do que um simples toque;
Versátil – o NFC é ideal para uma ampla gama de indústrias, ambientes, e usos;
Baseado em padrões iguais e abertos – as camadas subjacentes da tecnologia NFC seguem padrões universalmente implementados;
Habilitador – o NFC facilita a configuração rápida e simples de tecnologias sem fio, como Bluetooth, Wi-Fi, etc;
Inteiramente seguro – transmissões NFC são de curto alcance (de um toque a poucos centímetros);
Interoperável – NFC trabalha com as tecnologias existentes de cartão sem contato;
Seguro – NFC foi construído com capacidade para suportar aplicações seguras.
Mobitraxx foi pensado para atender sua demanda por controle de rondas e trabalhadores móveis de forma completa.




Comentários